sábado, 1 de maio de 2010

Apresentação

O evento dedicado a acolher com comentários os 50 anos da passagem de Sartre pelo Brasil em 1960 será realizado no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Fortaleza, no período de 28 a 31 de julho de 2010 e será promovido pelo Grupo de Estudos Sartre (GES-UECE).
Neste evento, pretende-se fazer um resgate histórico, político e artístico do pensamento sartriano no período compreendido entre a década 1960-1970 quando ele visita o Brasil do norte ao sul, durante dois meses juntamente com a sua companheira Simone de Beauvoir. O convite havia sido feito por Jorge Amado e alguns intelectuais brasileiros e ficou marcada pela Conferencia de Araraquara em São Paulo. É importante ressaltar que neste ano também se comemora o cinquentenário de publicação do seu segundo grande trabalho filosófico, A crítica da razão dialética.
Ao mesmo tempo em que lamentamos os 30 anos sem a sua presença marcante, polêmica e polemizante, relembramos o seu legado diverso e divergente que alcançou prestigio e levantou a bandeira do pensamento existencialista e marxista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário